Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
04 de novembro de 2019, 21h56

Trump não cumpre promessa que fez a Bolsonaro e nega entrada de carne brasileira nos EUA

Havia uma negociação do governo brasileiro para que norte-americanos aceitassem receber produtos bovinos

Foto: Alan Santos/PR

O Brasil segue sem poder vender carne bovina para os Estados Unidos. Em uma de suas primeiras visitas internacionais, Jair Bolsonaro recebeu garantias de Donald Trump de que o país norte-americano abriria as portas para o produto brasileiro. Mas, assim como na promessa de entrada do país na OCDE, o governo dos EUA não cumpriu sua parte no acordo.

O governo Trump alega que a proibição foi tomada por questões técnicas. Os EUA não compram carne brasileira desde 2017, quando houve a operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que investigava adulterações nos produtos bovinos produzidos no país.

A ministra da Agricultura, Teresa Cristina, irá aos Estados Unidos neste mês tenta conversar com membros da equipe de Trump para reverter a situação. Bolsonaro esperava que a suposta proximidade que tem com o presidente norte-americano ajudasse na liberação das exportações.

Concessões

Por outro lado, o Brasil já fez uma série de concessões para Trump. Em setembro, aumentou em 150 milhões de litros o limite para importação de etanol dos EUA com isenção de tarifa. Na área das comunicações, permitiu a mudança na lei da TV paga para permitir a compra da WarnerMedia pela gigante AT&T. O negócio envolveu 17 países e a União Europeia e só aguarda a aprovação das autoridades brasileiras para ser finalizado.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum