Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
30 de setembro de 2019, 13h41

Trump sugere prisão por traição a democrata que lidera investigação de impeachment

Ele comparou o delator e autoridades da Casa Branca que deram informações a espiões e insinuou que cometeram traição

Reprodução/ White House/Flickr

O presidente americano, Donald Trump, sugeriu, nesta segunda-feira (30), que Adam Schiff, presidente da Comissão Inteligência da Câmara dos Deputados que lidera a investigação do processo de impeachment contra ele, deve ser preso por traição.

Schiff abriu na semana passada uma sessão legislativa imitando Trump e falando como um líder mafioso que pressionava o presidente ucraniano a investigar Joe Biden, pré-candidato democrata à presidência. Ele citou a conversa telefônica de 25 de julho entre Trump e Volodmir Zelenski, que segundo o democrata constituiu um ato de estilo mafioso por parte do presidente americano – a iniciativa de Shiff, no entanto, foi amplamente criticada pela imprensa conservadora.

Trump denunciou a declaração de Schiff como uma “afirmação falsa e terrível”. “Fingiu que era algo meu, que era a parte mais importante da minha ligação ao presidente ucraniano e leu em voz alta para o Congresso e o povo americano”, reclamou no Twitter. “Não tinha nenhuma relação com o que eu disse na ligação. Prisão por traição?”, completou.

O presidente americano, do Partido Republicano, vem atacando cada vez mais seus oponentes políticos desde que democratas da Câmara anunciaram na semana passada que iniciariam um inquérito de impeachment.

Ele comparou o delator e autoridades da Casa Branca que deram informações a espiões e insinuou que cometeram traição.

O inspetor-geral de Inteligência Nacional considerou a queixa do delator crível e urgente, e a principal autoridade de inteligência dos EUA disse que o delator agiu de boa fé.

Com informações da AFP e REUTERS

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum