Fórumcast, o podcast da Fórum
26 de setembro de 2018, 22h37

TSE autoriza a utilização do slogan “Haddad é Lula” na propaganda do PT

Por 6 votos a 1, ministros rejeitaram uma representação apresentada pelo Partido Novo, questionando propagandas da coligação “O Povo Feliz de Novo”

Foto: Ricardo Stuckert

A campanha à presidência da República, da coligação “O Povo Feliz de Novo” (PT/PCdoB/PROS), vai poder utilizar o slogan “Haddad é Lula”. Por 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, na noite desta quarta-feira (26), o uso da frase nas propagandas de Fernando Haddad.

Depois de analisarem, os ministros rejeitaram representação do Partido Novo, que questionou as propagandas da coligação. Eles, por fim, deliberaram que a assinatura “Haddad é Lula” não provoca nenhuma confusão entre os eleitores a respeito de quem é o candidato à presidência escolhido pela legenda.

O único que votou contra foi Sérgio Banhos, ministro e relator da matéria. Os outros seis votaram a favor do uso do slogan: Edson Fachin, que disse que “não se verifica no caso qualquer desinformação”, Alexandre de Moraes, Jorge Mussi, Og Fernandes, Tarcísio Vieira de Carvalho e Rosa Weber.

“A figura do apoiador vitaminado, hipertrofiado é ilícita? Não é. Gera confusão? Não gera. Fica muito claro que o candidato Haddad se socorre do ex-presidente Lula para obtenção de votos. Mas em momento algum aqui parece há tentativa de se ter Lula como candidato. Olha, eu sou o candidato do Lula. Em alguns locais Haddad é chamado de Andrade, mas é chamado de candidato do Lula. Não dizem que é vice de Lula. É escancarado que Haddad é o candidato do Lula”, afirmou Alexandre de Moraes.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum