TSE vê condições técnicas para cassação da chapa Bolsonaro-Mourão, diz colunista

Segundo Lauro Jardim, de O Globo, base legal existe e foi confirmada pela corte. O que faltaria agora é ambiente político para isso. Presidente e vice são acusados de abuso econômico e uso indevido das redes sociais na eleição

O colunista Lauro Jardim, do diário conservador carioca O Globo, publicou neste domingo (29) que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já teria um parecer técnico sobre o pedido de cassação da chapa Bolsonaro-Mourão, por abuso econômico e uso indevido de redes sociais nas eleições de 2018, e este seria favorável à destituição do presidente da República e de seu vice.

Na campanha que antecedeu o último pleito presidencial, em 2018, Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, bem como aliados que participaram auxiliando-os na corrida eleitoral, são acusados de terem feito milhões de disparos em redes sociais e aplicativos de mensagens com teor falso, o que configuraria crimes de abuso econômico, já que nunca ficou claro quem pagou pelo serviço caríssimo, de uso indevido da internet.

Jardim afirma, no entanto, que fontes ligadas ao Tribunal Superior Eleitoral alegam que, para além do parecer técnico que possibilita a cassação, seria necessária a criação de uma atmosfera política que possibilite tal ação, inexistente no momento.

Avatar de Henrique Rodrigues

Henrique Rodrigues

Jornalista e professor de Literatura Brasileira.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR