TSE vai ouvir campanha de Bolsonaro sobre inquérito das fake news

O tribunal vai decidir se vai usar as provas colhidas nas investigações da Polícia Federal nos processos apresentados contra a chapa Bolsonaro-Mourão

Foto: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quer consultar a campanha do presidente Jair Bolsonaro sobre a possibilidade de compartilhar as informações do inquérito das fake news com o tribunal para analisar os pedidos de anulação da chapa de Bolsonaro e Hamilton Mourão.

Segundo Rafael Moraes Moura, do Estado de S. Paulo, a decisão é do ministro Og Fernandes, do TSE, que vai consultar também o Ministério Público Eleitoral antes de decidir se o STF deve compartilhar as provas do inquérito das fake news com o tribunal eleitoral. A campanha de Bolsonaro tem três dias para dar um parecer.

Há pelo menos duas ações em tramitação no TSE que pedem a cassação da chapa de Bolsonaro em razão de campanha de fake news promovida por empresários ligados ao então candidato.

Após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços de empresários, blogueiros e parlamentares bolsonaristas que fariam parte de uma rede de disseminação de notícias falsas e difamações.

Moares também determinou a quebra de sigilo bancário e fiscal de Luciano Hang e outros três empresários acusados de financiar os esquemas em um período que abrange vai desde abril de 2018, ou seja, antes das eleições. Esse material pode "turbinar" as investigações.

O ministrou foi eleito esta semana para assumir uma cadeira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a saída de Rosa Weber.