Fórumcast #19
21 de maio de 2019, 09h50

Universidades estaduais do Rio são censuradas pelo governo Wilson Witzel

Um ofício da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, enviado em março a Uerj, Uenf e Uezo, determinou obrigatoriamente que todas as solicitações da mídia sejam compartilhadas com a pasta

Wilson Witzel, Bolsonaro e Marcelo Crivella, em evento na Firjan (Divulgação/PR)

O autoritarismo do governo Wilson Witzel (PSC/RJ) chegou às universidades. Coluna do jornalista Ancelmo Gois, na edição desta terça-feira (21) do jornal O Globo, revela que as três universidades estaduais fluminenses foram submetidas à censura, perdendo a autonomia para se relacionarem com a imprensa.

Um ofício da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, enviado em março a Uerj, Uenf e Uezo, determinou obrigatoriamente que todas as solicitações da mídia sejam compartilhadas com a pasta.

A secretaria alega que a determinação se faz necessária para criar um “único discurso” em relação às informações apresentadas à imprensa.

Veja também:  Elio Gaspari aposta que Lula irá para regime semiaberto em setembro

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum