Alexandre de Moraes levanta parcialmente sigilo de investigações contra Ricardo Salles

O ministro do Meio Ambiente é investigado por supostamente participar de “grave esquema de facilitação e contrabando de produtos florestais”

Ricardo Salles - Foto: Lula Marques
Escrito en POLÍTICA el

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (26) levantar parcialmente o sigilo das investigações que envolvem o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em um suposto esquema de contrabando ilegal de madeira.

A decisão do ministro leva em conta o fato de que trechos da notícia-crime apresentada contra Salles já foram tornados públicos através da imprensa e que, portanto, o conteúdo já seria conhecido.

"No caso dos autos, embora a necessidade de cumprimento das diligências determinadas exigisse, a princípio, a imposição de sigilo à totalidade dos autos, é certo que, diante de sua determinação, não há necessidade de manutenção da total restrição de publicidade", diz o magistrado.

Moraes manteve o sigilo dos anexos dos processos e dos materiais relativos a procedimentos de busca e apreensão.

Em despacho em que autorizou busca e apreensão da Polícia Federal, Moraes apontou a suposta relação de Salles com “grave esquema de facilitação e contrabando de produtos florestais”. O ministro Moraes também listou uma série de crimes de que Salles e outros agentes podem ter cometido: “corrupção passiva, facilitação de contrabando, prevaricação, advocacia administrativa, corrupção ativa, crimes contra a administração ambiental, lavagem de dinheiro, integrar organização criminosa e obstrução de justiça”.

Confira aqui a íntegra da decisão, obtida pela Conjur

Com informações da Conjur