Ciro e Cid Gomes são alvos de operação de busca e apreensão da PF

A PF afirma que as investigações tiveram início no ano de 2017. Foram identificados indícios de esquema criminoso envolvendo pagamentos de propinas no processo licitatório da Arena Castelão

Cid e Ciro Gomes. Foto: Divulgação/Arquivo
Escrito en POLÍTICA el

Foi deflagrada nesta quarta-feira (15), operação da Polícia Federal (PF) de busca e apreensão contra, entre outros, o presidenciável do PDT, Ciro Gomes, e o irmão dele, o ex-governador do Ceará e senador Cid Gomes. A operação tem como objetivo desmontar um esquema de fraudes, exigências e pagamentos de propinas a agentes políticos e servidores públicos decorrentes de procedimento de licitação para obras no estádio Castelão, em Fortaleza (CE), entre os anos de 2010 e 2013.

São cumpridos 14 mandados de busca e apreensão expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal, envolvendo oitenta policias, em domicílios investigados nas cidades de Fortaleza (CE), Meruoca (CE), Juazeiro do Norte (CE), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e São Luís (MA). As buscas têm como objetivo apreender mídias digitais, aparelhos celulares e documentos.

Nota da PF

“As investigações tiveram início no ano de 2017, sendo identificados indícios de esquema criminoso envolvendo pagamentos de propinas para que uma empresa obtivesse êxito no processo licitatório da Arena Castelão e, posteriormente, na fase de execução contratual, recebesse valores devidos pelo Governo do Estado do Ceará ao longo da execução da obra de reforma, ampliação, adequação, operação e manutenção do Estádio Castelão. Apurou-se indícios de pagamentos de 11 milhões de reais em propinas diretamente em dinheiro ou disfarçadas de doações eleitorais, com emissões de notas fiscais fraudulentas por empresas fantasmas”, diz a PF.

A Fórum solicitou nota à assessoria de Ciro Gomes sobre o assunto. Assim que chegar, ela será incluída nesta reportagem.

Com informações do Radar, da Veja