Flávio Dino deixa o PCdoB

“Diferenças que hoje temos, de estratégia e tática políticas, são menos importantes do que o meu reconhecimento ao papel histórico do partido”, postou o governador do Maranhão

Flávio Dino - Foto: Karlos Geromy/Governo do Maranhão
Escrito en POLÍTICA el

O governador do Maranhão, Flávio Dino, usou as redes sociais, nesta quinta-feira (17), para anunciar que pediu desligamento do PCdoB.

“Informo que pedi desfiliação ao PCdoB. Desejo êxito ao Partido na sua caminhada em defesa de uma Pátria Livre e Justa. Uma grande Frente da Esperança é um vetor decisivo para um novo ciclo de conquistas sociais para o Brasil. A tal tarefa seguirei me dedicando”, escreveu Dino.

“Agradeço ao PCdoB a acolhida fraterna nesses 15 anos de militância. Diferenças que hoje temos, de estratégia e tática políticas, são menos importantes do que o meu reconhecimento ao papel histórico do partido na defesa de um novo projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil”, acrescentou.

https://twitter.com/FlavioDino/status/1405574327857262601

Reunião

No dia 3 de junho, o Blog do Rovai havia adiantado que Dino se tinha se reunido com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. Na publicação no Instagram, Dino disse que “a conversa foi sobre a conjuntura brasileira e os desafios políticos de 2021”. A pauta principal, porém, foi sobre a possível ida do governador para o PSB.

O blog apurou que a direção nacional do PCdoB não está convencida de que o melhor movimento do partido seja a fusão da sigla com o PSB para a formação do Socialistas. Muitos veem esse movimento como de incorporação de uma sigla pela outra. A maior parte dos comunistas estaria defendendo a federação partidária e o PT teria aberto a possibilidade de construir esse arranjo com o partido.

Dino, porém, estaria convencido de que este movimento poderia demorar muito e quer resolver o quanto antes sua filiação para poder articular 2022.

Temas