Frederick Wassef é um dos alvos de operação da Polícia Federal

Ex-advogado do clã Bolsonaro, que abrigou Fabrício Queiroz em seu sítio em Atibaia, é um dos principais alvos de investigação em empresas do sistema S no Rio de Janeiro

Frederick Wassef (Arquivo)
Escrito en POLÍTICA el

O ex-advogado do clã Bolsonaro, Frederick Wassef é um dos principais alvos de uma operação desencadeada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (9) no Rio de Janeiro que apura supostos desvios em empresas do sistema S. A operação é resultado de um desdobramento da Lava Jato na capital fluminense.

De acordo com as investigações, os desvios passam dos R$ 150 milhões e teria ocorrido no Sesc e Senac do Rio de janeiro entre 2002 e 2018.

A operação denominada E$quema S, uma parceria do Ministério Público Federal (MPF) com a Polícia Federal (PF) e  Receita Federal, faz busca e apreensão em 50 endereços no Rio, São Paulo e Brasília, incluindo as firmas dos envolvidos e outros escritórios e empresas, porque além dos valores desviados há suspeita de malversação de mais R$ 200 milhões.

Além de Wassef, entre os alvos está o escritório Teixeira, Martins Advogados, do advogado Roberto Teixeira, sócio de Cristiano Zanin Martins, o responsável pela defesa criminal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A operação ainda mira os escritórios da ex-primeira-dama Adriana Ancelmo, Eduardo Martins,  Ana Tereza Basilio, Tiago Cedraz e Cesar Asfor Rocha.

A ordem dos mandados foi expedida pelo juiz Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Os acusados são suspeitos da prática estelionato, peculato, tráfico de influência, exploração de prestígio, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, pertinência a organização criminosa e sonegação fiscal.