PF cumpre mandado de busca e apreensão na sede da Precisa Medicamentos

Empresa intermediou aquisição de doses da Covaxin entre o Ministério da Saúde e a Bharat Biotech; mandados foram solicitados pela CPI da Covid

Foto: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

A Polícia Federal (PF) cumpre desde às 06h desta sexta-feira (17), operação de busca e apreensão em endereços da Precisa Medicamentos na Grande São Paulo.

A operação é cumprimento de solicitação realizada pela CPI da Covid, sob decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal, através do ministro Dias Toffoli.

A operação destina-se à busca e apreensão de informações relativas ao contrato entre a Precisa Medicamentos e a Empresa Indiana Bharat Biotech, assim como todos os documentos relacionados a este contrato.

De acordo com nota dos senadores Omar Aziz (Presidente da CPI da Pandemia), Randolfe Rodrigues (vice-presidente) e Renan Calheiros (Relator), “a CPI buscou de todas as formas obtenção dessas informações junto à empresa e ao Ministério da Saúde, não obtendo êxito. Devido a isso, se fez necessária a utilização deste instrumento judicial”.

Segundo apuração da TV Globo, a CPI busca documentos que comprovem que uma autoridade da alta cúpula do governo federal atuou em favor da compra da Covaxin.

A Precisa entrou na mira da CPI por ter intermediado a aquisição de doses da Covaxin entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica Bharat Biotech.

O contrato, de R$ 1,6 bilhão para a compra de 20 milhões de doses, é alvo de investigações do Ministério Público Federal, do Tribunal de Contas da União e da Polícia Federal.