Por ampla maioria, Câmara aprova convocação de Guedes no plenário

Com convocação aprovada em comissões, ministro da Economia terá que explicar conta offshore em paraíso fiscal também ao plenário da Câmara

Paulo Guedes | Foto: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6), por ampla maioria, convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, para que ele explique ao plenário da Casa as revelações de que possui conta offshore milionária em paraíso fiscal. Foram 310 a favor e 142 contrários.

Segundo revelação feita na série Pandora Papers, investigação conduzida pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), o ministro da Economia possui movimentações financeiras através de offshore nas Ilhas Virgens Britânicas, paraíso fiscal no Caribe. Offshore é o termo usado para se referir empresas e contas bancárias abertas em territórios onde há menor tributação.

As denúncias contra Guedes apontam que ele pode ter lucrado R$ 14 milhões com a valorização do dólar, somente durante o seu mandato à frente da pasta. A Lei de Conflito de Interesses proíbe esse tipo de comportamento. Se o ministro fez investimentos internacionais por meio de sua empresa enquanto já estava no cargo, cometeu crime.

"Acabamos de convocar o ministro Paulo Guedes para explicar na Câmara sobre o dinheiro que ele mantém em paraíso fiscal e que já lhe rendeu lucro de R$ 14 milhões com a alta do dólar. Guedes está lucrando às custas da fome e miséria do povo!" anunciou a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN).

O líder do governo na Casa, Ricardo Barros (PP-PR), tentou transformar a convocação em convite, mas não obteve sucesso. O ministro da Economia, portanto, será obrigado a prestar depoimento, cuja data ainda não foi marcada.

Guedes já havia tido convocação aprovada para se explicar à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e à Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da própria Câmara. A expectativa é que os presidentes dessas comissões abram mão da oitiva do ministro para que ele seja ouvido apenas pelo plenário.