Senador Fabiano Contarato anuncia filiação ao PT

Parlamentar deixa o partido Rede Sustentabilidade. Segundo Contarato, governos do PT "devolveram ao país credibilidade internacional e expandiram a estrutura de ensino do país"

Senador Fabiano Contarato (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Escrito en POLÍTICA el

O senador Fabiano Contarato comunicou nesta segunda-feira (13) sua desfiliação do partido Rede Sustentabilidade e sua ida para o Partido dos Trabalhadores (PT).

"Agradeço imensamente pelo companheirismo e respeito que tive durante o período no qual pude representar o partido no Senado Federal, numa jornada em defesa de um país mais justo e igualitário e que defenda seu povo e preserve seus recursos naturais", afirmou em nota.

Segundo ele, a filiação ao PT será efetivada em "momento oportuno". "Com a militância social e as lideranças do PT, pretendo somar esforços para que o país retome sua trilha de desenvolvimento, pleno emprego, defesa dos direitos humanos, proteção e oportunidade aos mais pobres, apoio do Estado às maiorias minorizadas, combate a todo tipo de desigualdade, investimento em saúde e educação", disse Contarato.

Elogios ao PT

O senador elogiou, ainda, os governos de Lula e Dilma Rousseff, afirmando que "devolveram ao país credibilidade internacional, permitiram aos pobres cursar universidade, expandiram a estrutura de ensino no país, abriram os porões da ditadura com a Comissão Nacional da Verdade, democratizaram a participação da sociedade nas decisões de governo, geraram crescimento econômico alinhado com políticas sociais exitosas, devolveram aos brasileiros o orgulho nacional".

"Seus erros foram investigados e devidamente punidos pela Justiça. Defendo que a lei vale para todos e tem de ser cumprida doa a quem doer. Seguimos junto aos brasileiros e brasileiras para, com esperança e força, vencer as trevas da ignorância que vitimam o Brasil. A Constituição Cidadã de 1988 é nossa bússola", finalizou.

Contarato foi eleito em 2018 como o candidato mais votado do Estado do Espírito Santo. Ele tornou-se, assim, o primeiro homossexual assumido a entrar no Senado brasileiro.

Anteriormente, foi filiado ao Partido da República (PR), que o nomeou candidato ao Senado em 2014, candidatura a qual Contarato desistiu alegando motivações pessoais. Entre 2015 e 2018, foi filiado ao PSDB.