STF revoga nomeação de amigo dos filhos de Bolsonaro para direção da PF

Decisão de Alexandre de Moraes atende mandado de segurança solicitado pelo PDT para impedir a posse de Alexandre Ramagem na direção da PF, que estava marcada para esta quarta-feira (29)

Alexandre de Moraes (Arquivo/STF)
Escrito en POLÍTICA el

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, revogou nesta quarta-feira (29) a nomeação do diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, amigo dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, para a direção-geral da Polícia Federal.

A decisão está no âmbito de um mandado de segurança impetrado ontem pelo PDT como forma de impedir a posse de Ramagem, marcada para acontecer às 15h desta quarta.

"Defiro a medida liminar para suspender a eficácia do decreto [de nomeação] no que se refere à nomeação e posse de Alexandre Ramagem Rodrigues para o cargo de Diretor-Geral da Polícia Federal", diz a decisão do ministro do STF.

Uma das alegações que sustentam o pedido do PDT é a declaração do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, de que Bolsonaro pretende interferir politicamente na PF para ter influência nas investigações da organização.

Ao pedir demissão do ministério, o ex-juiz disse que o presidente tentou obter acesso a relatórios de inteligência e assumiu que tinha intenções políticas ao trocar o comando da PF. As denúncias são alvo de um inquérito aberto no Supremo contra Bolsonaro.

O partido também cita a proximidade entre Ramagem e os filhos do presidente, alegando que a nomeação configura em "abuso de poder" e "desvio de finalidade" na escolha. No final da tarde desta terça-feira (28), havia ao menos seis processos pedindo a suspensão da nomeação de Ramagem.

Confira a decisão na íntegra: