Vacinação de crianças: Anvisa envia a Alexandre de Moraes ameaças feitas a servidores

Após Bolsonaro pedir "lista" com nomes dos envolvidos na decisão da Anvisa que aprovou vacina contra a Covid para crianças, servidores começaram a ser ameaçados e perseguidos

Sede da Anvisa (Foto: Agência Brasil/Arquivo)
Escrito en POLÍTICA el

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encaminhou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), neste sábado (25), todos os arquivos detalhados com as ameaças recebidas pelos servidores do órgão.

Depois que a agência aprovou a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos com o imunizante da Pfizer, o presidente Jair Bolsonaro, que não quer vacinar este público, afirmou que pediria os nomes dos "envolvidos" na decisão, em um claro gesto de intimidação.

Essa fala do chefe do Executivo motivou inúmeras ameaças, que chegaram através de e-mail, mensagens e ligações telefônicas.

Alexandre de Moraes, na sexta-feira (24), então, pediu para que a Anvisa detalhasse essas ameaças - o que foi acatado pela agência - e deu prazo de 48 horas para que o presidente Jair Bolsonaro se explique sobre a intimidação ao afirmar que iria expor os nomes dos servidores envolvidos na aprovação da vacina contra Covid para crianças.

Os pedidos de Moraes se deram no âmbito de um requerimento apresentado ao STF pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Para o parlamentar, o presidente Bolsonaro “fez questão de propalar aos quatro ventos que não concordava com a decisão técnica da Agência, inclusive ameaçando os profissionais, integrantes do corpo técnico do órgão, que votaram pela aprovação do uso da vacina no público infantil".

Servidores da Anvisa reagem à intimidação de Bolsonaro com fotos nas redes: “Aprovei a vacina”

Servidores que compõem o corpo técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) resolveram expor seus nomes como forma de reagir à intimidação de Jair Bolsonaro, que pediu lista dos envolvidos na aprovação da vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.

“Sou servidor da Anvisa e aprovei a vacina”, diz frase escrita em placa exibida por dezenas de trabalhadores. As fotos foram compiladas em um vídeo divulgado neste sábado (18) pela Associação de Servidores da Anvisa (Univisa).

Confira.