Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
03 de março de 2019, 09h26

Vai-Vai homenageia Marielle Franco em enredo sobre as lutas do povo negro

A Vai-vai ainda levou para a avenida 23 convidados de destaque pelo ativismo na luta pelos direitos dos negros, como a filosofa e escritora Djamilla Ribeiro e a deputada estadual Érica Malunguinho (PSOL)

Homenagem a Marielle feita pela Vai-Vai (Reprodução/TV Globo)

Em enredo sobre as lutas do povo negro e o que chamou de “quilombo do futuro”, a Vai-Vai, maior campeã do carnaval de São Paulo, fez uma homenagem emocionante na madrugada deste domingo (2) à vereadora Marielle Franco (PSol/RJ) assassinada covardemente há um ano no Rio de Janeiro.

A rica herança dos povos africanos foi exaltada em todo o primeiro setor da escola, que levou à avenida o enredo “Quilombo do futuro”.

Um segundo setor aberto por um carro alegórico lembrava a diáspora negra e a travessia do Atlântico. No fundo desse carro, uma escultura de Iemanjá acalentava uma criança negra.

Nessa fase do desfile, foi lembrada a luta negra por direitos civis. Uma ala formou um mosaico com uma foto de Marielle.

Destaques
Anielle Franco e Luyara Santos, irmã e filha de Marielle Franco, assassinada em Março de 2018, foram destaques do desfile da Vai-Vai.

“O samba falava muito da Marielle e sobre o que ela significou para a gente enquanto viveu e, agora, com o legado que deixou. Ainda estou em êxtase”, disse Anielle.

Além de Luyara e Anielle, um dos carros alegóricos da Vai-vai contou com 23 convidados que são expoentes e de destaque em seus respectivos segmentos de trabalho ou ativismo na luta pelos direitos dos negros, como a filosofa e escritora Djamilla Ribeiro e a deputada estadual Érica Malunguinho (PSOL).

Confira o samba enredo

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum