Vai-Vai homenageia Marielle Franco em enredo sobre as lutas do povo negro

A Vai-vai ainda levou para a avenida 23 convidados de destaque pelo ativismo na luta pelos direitos dos negros, como a filosofa e escritora Djamilla Ribeiro e a deputada estadual Érica Malunguinho (PSOL)

Em enredo sobre as lutas do povo negro e o que chamou de “quilombo do futuro”, a Vai-Vai, maior campeã do carnaval de São Paulo, fez uma homenagem emocionante na madrugada deste domingo (2) à vereadora Marielle Franco (PSol/RJ) assassinada covardemente há um ano no Rio de Janeiro.

A rica herança dos povos africanos foi exaltada em todo o primeiro setor da escola, que levou à avenida o enredo “Quilombo do futuro”.

Um segundo setor aberto por um carro alegórico lembrava a diáspora negra e a travessia do Atlântico. No fundo desse carro, uma escultura de Iemanjá acalentava uma criança negra.

Nessa fase do desfile, foi lembrada a luta negra por direitos civis. Uma ala formou um mosaico com uma foto de Marielle.

Destaques
Anielle Franco e Luyara Santos, irmã e filha de Marielle Franco, assassinada em Março de 2018, foram destaques do desfile da Vai-Vai.

“O samba falava muito da Marielle e sobre o que ela significou para a gente enquanto viveu e, agora, com o legado que deixou. Ainda estou em êxtase”, disse Anielle.

Além de Luyara e Anielle, um dos carros alegóricos da Vai-vai contou com 23 convidados que são expoentes e de destaque em seus respectivos segmentos de trabalho ou ativismo na luta pelos direitos dos negros, como a filosofa e escritora Djamilla Ribeiro e a deputada estadual Érica Malunguinho (PSOL).

https://www.instagram.com/p/Buh1VFkgfCe/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=l02hvcs06dwz

Confira o samba enredo

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR