"Vale esta": Nome de arquivo da Reforma Tributária de Guedes indica falta de revisão e conclusão às pressas

A primeira parte do projeto foi apresentado esta semana ao Congresso após meses de adiamentos

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Apesar de afirmar que a Reforma Tributária não seria produzida às presas e que nada seria deixado de fora do projeto, o Ministério da Economia divulgou uma apresentação da reforma que indica uma conclusão feita sem revisão.

O arquivo da apresentação, divulgado no site do Ministério da Economia, foi intitulado "final_reforma-tributaria-versao-11-15-2-vale-esta-16h55.pdf". O recurso do "vale esta" costuma ser utilizado para salvar arquivos após sucessivas versões de um mesmo trabalho.

A primeira parte do projeto foi apresentado ao Congresso Nacional nesta terça (21), após meses de adiamentos. O debate sobre o tema, no entanto, já vem sendo travado através de três propostas que tramitam na Câmara e no Senado desde o ano passado.

A proposta inclui medidas favoráveis aos bancos, aliados de Guedes, e às igrejas, aliadas do presidente Jair Bolsonaro. A Contribuição Sobre Bens e Serviços (CBS), previsto no texto como forma de substituir PIS/Cofins, isenta igrejas evangélicas e serviços de transporte coletivo municipal.

Com informações de reportagem de Leonardo Sakamoto, no UOL.