Valor ironiza Banco Central: "Selic pode subir, cair ou ficar parada"

Divisão interna no Copom deixa dúvidas sobre o que irá acontecer em matéria de política monetária

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Em reportagem publicada nesta quarta-feira (12) sobre o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, o jornalista Alex Ribeiro, do Valor Econômico, decidiu ironizar uma nota do órgão sobre a capacidade de reação da economia diante da política monetária.

Segundo a reportagem, os conselheiros do Copom não conseguem se entender para dar uma previsão sobre o que irá ocorrer nos próximos meses.

"Em tese, há espaço para cortar os juros, para mantê-los e até mesmo para subi-los mais cedo, se os piores receios da ala conservadora se confirmarem", diz trecho da reportagem.

O texto aponta ainda que é comum que haja diferentes compreensões no órgão, mas que a mensagem foi bastante ambígua. "Não está totalmente claro o que é esse 'esgotamento do modelo de alocação centralizada de capital'. Mas, dado o uso do vocabulário soviético de economia planejada e a inclinação liberal de boa parte dos membros do colegiado, é possível que se refira à influência que o governo teve na alocação de capital nos governos petistas, por meio do gasto público e políticas creditícias", diz Ribeiro.

Em avaliação publicada na terça-feira (11), o Copom disse que "o atual estágio do ciclo econômico recomenda cautela na condução da política monetária", dando margens para diferentes interpretações.