Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
26 de julho de 2019, 14h27

ABI condena ação de Moro contra Glenn Greenwald

Segundo a associação de imprensa, a portaria 666, de Sergio Moro, seria direcionada a intimidar o trabalho do jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept, que vem divulgando a série de reportagens sobre a Vaza Jato

Sergio Moro (Foto: Isaac Amorim/ MJSP)

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) divulgou nota nesta sexta-feira (26) condenando a Portaria nº 666, assinada pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, que seria direcionada a intimidar o trabalho do jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept, que vem divulgando a série de reportagens sobre a Vaza Jato.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

“A ABI considera inconstitucional e um abuso de poder a edição de medidas governamentais direcionadas a intimidar quem quer que seja, principalmente, na conjuntura atual, o jornalista americano Glenn Greenwald, radicado no Brasil há 13 anos”, diz a nota, assinado por Paulo Gerônimo, presidente da associação.

A portaria nº 666, publicada nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial da União (DOU) facilita a prisão e deportação sumária de “pessoa perigosa ou que tenha praticado ato contrário aos princípios e objetivos dispostos na Constituição Federal”.

Greenwald usou o Twitter para condenar a portaria de Moro, classificando como ação terrorista. “Hoje Sergio Moro decidiu publicar aleatoriamente uma lei sobre como os estrangeiros podem ser sumariamente deportados ou expulsos do Brasil ‘que tenha praticado ato contrário aos princípios e objetivos dispostos na Constituição Federal’. Isso é terrorismo”, denunciou.

Leia a nota da ABI na íntegra


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum