Fórumcast, o podcast da Fórum
23 de agosto de 2019, 09h25

Acuado, Dallagnol rebate sobre lucros com palestras: “Está tudo declarado em meu imposto de renda”

Novas denúncias da Vaza Jato revelam que, a partir de 2017, os lucros das palestras foram para a conta do procurador, que chegou a cogitar a abertura de uma empresa, colocando a esposa como laranja

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Após novas denúncias da Vaza Jato, que atingem em cheio Deltan Dallagnol, reveladas nesta sexta-feira (23) pela Folha de S.Paulo, em parceria com o The Intercept Brasil, o procurador, acuado, tentou se defender, via Twitter.

Segundo a reportagem Dallagnon lucrou R$ 1 milhão em palestras, por conta da fama adquirida como chefe da força-tarefa da Lava Jato.

O Facebook silenciou a Fórum. Censura? Clique aqui e nos ajude a lutar contra isso

“Venho fazendo palestras nos últimos anos para divulgar a causa anticorrupção. Essa é uma atividade permitida a qualquer procurador, não só a mim. A maioria das palestras é gratuita”, começou Dallagnol, na tentativa de se justificar.

“No último ano, foram 34 palestras gratuitas. A cada dez delas, sete foram prestadas em fins de semana, feriados, férias, folgas ou à noite”, prosseguiu.

“No caso das palestras remuneradas – por uma escolha pessoal, que não era obrigatória – decidi doar mais da metade dos valores que recebi para várias instituições filantrópicas que fazem um trabalho reconhecido para a sociedade”, acrescentou o procurador.

“Está tudo declarado em meu imposto de renda e foi feito dentro da legalidade”, completou.

Pra conta

Ainda de acordo com a reportagem, o valor é referente às palestras sobre corrupção vendidas pelo procurador desde 2016, com doação de parte dos recursos a instituições filantrópicas.

A Vaza Jato, no entanto, revela que, a partir de 2017, os contratos de palestras com o procurador mudaram e os lucros foram direto para a conta do próprio Dallagnol – que chegou a cogitar até mesmo a abertura de uma empresa, colocando a esposa como laranja.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum