Fórumcast, o podcast da Fórum
27 de agosto de 2019, 10h40

Chico Pinheiro, da Globo, critica procuradores que ironizaram morte de Marisa Letícia: “Revelação de caráter”

Jornalista tem o costume de usar suas redes sociais para emitir opiniões contundentes, o que já trouxe problemas junto à direção da emissora

Foto: Reprodução/TV Globo

O jornalista Chico Pinheiro, da Rede Globo, foi ao Twitter para comentar os novos diálogos da Vaza Jato, revelados nesta terça-feira (27) pelo site The Intercept Brasil, em parceria com o UOL.

“Revelação de caráter”, postou o jornalista. Procuradores da Lava Jato ironizaram a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia.

Chico Pinheiro tem o costume de usar suas redes sociais para emitir opiniões contundentes, o que já trouxe problemas junto à direção da Globo.

Polêmicas

Ele já apoiou Lula; disse que considerava o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff como golpe; já criticou João Doria; ironizou Marcela Temer; desmentiu dono da rede de lojas Havan, o bolsonarista Luciano Hang, entre outras.

O resultado foi a publicação, em junho de 2018, de uma nova edição dos Princípios Editoriais do Grupo Globo, documento que normatiza a conduta ética de seus jornalistas. A norma foi chamada internamente de “Lei Chico Pinheiro”, por conta de áudio do jornalista vazado nas redes apoiando Lula.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum