Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
13 de agosto de 2019, 15h03

Conselho do MP reabre processo contra Deltan Dallagnol sobre conversas na Vaza Jato

Após pedido de revisão, processo administrativo disciplinar (PAD) contra o procurador Deltan Dallagnol por causa das mensagens da Vaza Jato será desarquivado no CNMP

Deltan Dallagnol (Foto: Arquivo)

Após pedido de revisão feito por dois conselheiros nesta terça-feira (13), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) reabriu o processo administrativo disciplinar (PAD) contra o procurador Deltan Dallagnol em razão das mensagens da Vaza Jato.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

A ação voltará a tramitar e será distribuída para um relator. O conselho é composto por 14 membros e o PAD havia sido arquivado por decisão monocrática do corregedor Orlando Rochadel.

A reabertura veio após pedido de revisão pelos conselheiros Erick Venâncio e Leonardo Aciolly, ambos indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os dois estão entre quatro conselheiros que levantaram o pedido de abertura de PAD contra Dallagnol e os outros procuradores da Lava Jato que aparecem nas reportagens da Vaza Jato.

Esse caso não estava inicialmente na pauta da sessão do CNMP desta terça-feira, mas voltou devido aos conselheiros. Além desse PAD outros dois processos contra Deltan aparecem no CNMP. Um deles é movido pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Calheiros, inicialmente, entrou com uma queixa contra o coordenador da LAva Jato por conta de postagens nas redes sociais que teriam interferido na eleição para presidência do Senado, na qual o senador acabou derrotado por Davi Alcolumbre (DEM-AP). A votação foi adiada após Calheiros alterar o pedido e solicitar afastamento cautelar do procurador, motivado pela Vaza Jato.

Um terceiro PAD envolve uma entrevista de Deltan à rádio CBN. Nesta terça, foi votado um pedido de arquivamento movido pelo procurador, que foi rejeitado pelos conselheiros.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum