O que o brasileiro pensa?
01 de julho de 2020, 13h23

Cristiano Zanin diz que atuação dos EUA na Lava Jato não era teoria da conspiração

O advogado do ex-presidente Lula comentou as novas revelações da Vaza Jato, sobre a relação promíscua entre o FBI e o Ministério Público Federal no Paraná

Cristiano Zanin - Foto: Filipe Araújo

Cristiano Zanin, um dos advogados de defesa do ex-presidente Lula, usou o Twitter para comentar a nova reportagem da Vaza Jato, divulgada nesta quarta (1º), e produzida pelo The Intercept, em parceria com a Agência Pública.

“Essa reportagem de hoje da Vaza Jato mostra que a ‘teoria da conspiração’ que apresentamos desde 2016 sobre a cooperação ‘informal’ dos EUA para construir casos no Brasil, usar o FCPA para ‘entrar’ em empresas brasileiras, etc estava absolutamente correta”, escreveu Zanin.

A reportagem mostra conversas obtidas pela Vaza Jato, que revelam que a agente especial do FBI, bureau norte-americano de investigação, Leslie Rodrigues Backschies foi designada para acompanhar a Lava Jato que, sob o comando de Deltan Dallagnol, deu à araponga dos Estados Unidos “total conhecimento” das investigações.

Segundo a reportagem, uma das consequências da relação promíscua entre o FBI e o Ministério Público Federal no Paraná foi acelerar a destruição da Odebrecht, uma das principais construtoras do país.

Extradição

Outra revelação é que o coordenador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, admitiu que a Polícia Federal preferia tratar diretamente com os norte-americanos uma solicitação de extradição de um suspeito da operação, ao invés de seguir as vias legais, ou seja, sem passar pela Procuradoria-Geral da República ou pelo Ministério da Justiça.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum