Fórumcast, o podcast da Fórum
25 de julho de 2019, 08h00

Estadão já relaciona ação de supostos hackers de Araraquara a Glenn Greenwald

Atribuindo a fontes anônimas que fazem parte da investigação, o blog do Fausto Macedo afirma que Walter Delgatti Neto, o “Vermelho”, teria dito, sem apresentar provas, que abriu os arquivos de Telegram para Glenn. Em nota, jornalista diz que não comenta sobre fontes

Glenn Greenwald (Reprodução)

Atribuindo a duas fontes anônimas que fariam parte da investigação, o blog do jornalista Fausto Macedo, no portal Estadão, afirma nesta quinta-feira (25) que Walter Delgatti Neto, o “Vermelho”, teria dito, sem apresentar provas, que abriu os arquivos de Telegram que ele hackeou de autoridades ao jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Em nota emitida por advogados, Glenn teria dito que “não comenta assuntos relacionados à identidade de suas fontes anônimas”.

Segundo a reportagem do Estadão, Delgatti Neto teria dito que conhece Glenn, mas os investigadores estariam tratando o assunto com cautela, uma vez que o hacker é apontado como estelionatário.

Informações obtidas por Cleber Lourenço, no blog O Colunista, da Fórum, revelam que Delgatti Neto, o “Vermelho”, procurou uma tuiteira de esquerda no dia 30 de junho afirmando ter material exclusivo de conversas entre autoridades da Lava Jato que ainda seriam publicadas no The Intercept. A internauta repassou os prints da conversa para a Fórum.

O primeiro contato de Delgatti se deu pelo Instagram. Na ocasião, afirmou ser estudante de direito e amigo de Glenn Greenwald. E pediu que Isa o procurasse pelo WhatsApp para que pudesse passar os tais arquivos de conversas exclusivas e passou a ela um número com código de área dos Estados Unidos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum