Fórum Educação
07 de agosto de 2019, 07h48

Gilmar Mendes diz que Moro e Dallagnol atuavam como “juiz e bandeirinha”

"De fato, é evidente que o juiz [Moro] estava combinando com o procurador [Deltan]", disse Gilmar Mendes

Dallagnol e Sergio Moro (Foto: Arquivo)

Depois da divulgação de uma série de mensagens sobre a articulação de procuradores da Lava Jato para investigar ilegalmente e criminalizar Gilmar Mendes, o ministro diz que está evidente a veracidade das conversas e que, nesta altura, já se pode fazer perícia dos diálogos. “De fato, é evidente que o juiz [Moro] estava combinando com o procurador [Deltan]. Eles estavam atuando como juiz e bandeirinha. Isso é evidente. Basta olhar”, declarou em entrevista ao blog do Josias, no UOL.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Gilmar Mendes referiu-se ao ex-juiz Sergio Moro e aos procuradores da força-tarefa da Lava Jato como “delinquentes” e realçou que os mesmos “nunca negaram a origem e a existência das mensagens”, apenas “dizem que não reconhecem” a integralidade do material. O ministro disse também que o Supremo já possui duas cópias do material que revela as articulações, apreendido pela Polícia Federal no âmbito do inquérito sobre a ação dos hackers.

Para o ministro, entretanto, os indícios de autenticidade das conversas são grandes. “Há um contexto fático, há todo um encadeamento em termos de datas. Está cada vez mais difícil de negar a autenticidade”, completa.

Divulgadas na terça-feira (6) pelo jornal El País, em parceria com o Intercept, conversas privadas mostram que o procurador Deltan Dallagnol buscava levantar um possível elo entre Mendes e Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, operador financeiro do PSDB. A aposta principal era que Gilmar Mendes, que já havia concedido dois habeas corpus em favor de Preto, aparecesse como beneficiário de contas e cartões que o operador mantinha na Suíça. O objetivo era pedir a suspeição ou até o impeachment do magistrado.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum