Fórumcast, o podcast da Fórum
23 de setembro de 2019, 07h25

Grampos omitidos mostram cenário totalmente diferente do sustentado pela Lava Jato, diz defesa de Lula ao STF

Reportagem da Vaza Jato revela que áudios desprezados e mantidos em sigilo pela força-tarefa mostram que o ex-presidente relutou ao aceitar o convite de Dilma para a Casa Civil e mantinha diálogos com autoridades para encontrar caminhos para sanar a crise

Lula (Reprodução/TVE )

Advogados do ex-presidente Lula entraram com manifestação no Supremo Tribunal Federal (STF) em que afirmam que as conversas grampeadas do petista com autoridades, captadas pela Polícia Federal e omitidas por procuradores da Lava Jato, traçam um cenário “totalmente diferente daquele que as autoridades de Curitiba sustentaram”.

Segundo coluna de Mônica Bergamo, na edição desta segunda-feira (23) da Folha de S.Paulo, a defesa aprensetou a peça para rebater os argumentos do juiz da Lava Jato em Curitiba, Luiz Antonio Bonat.

Diálogos da Vaza Jato divulgados no dia 8 de setembro revelam o conluio entre o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, procuradores da Lava Jato e investigadores da Polícia Federal para vazamento do grampo ilegal da conversa entre os ex-presidentes Lula e Dilma, quando o petista aceitou ser ministro da Casa Civil da então presidenta, em 16 de março de 2016.

A reportagem mostra que as escutas de Lula vinham sendo acompanhadas havia mais de um mês – ao menos desde 9 de fevereiro de 2016 – e todos os áudios desprezados e mantidos em sigilo pela força-tarefa mostram que o ex-presidente relutou ao aceitar o convite de Dilma e mantinha diálogos com político, sindicalistas e outras esferas da sociedade, até mesmo com o então vice-presidente, Michel Temer, para encontrar caminhos para sanar a crise política e econômica por meio do diálogo.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum