quarta-feira, 30 set 2020
Publicidade

Justiça concede acesso de arquivos da Vaza Jato a procurador; defesa de Lula cobra mesmo direito

O jornalista Leandro Demori, editor do The Intercept Brasil, usou as redes sociais nesta terça-feira (4) para comentar sobre a concessão de acesso do material da Vaza Jato ao procurador Diogo Castor de Mattos, integrante da Força Tarefa da Operação Lava Jato de Curitiba.

“O procurador da Lava Jato de Curitiba Diogo Castor de Mattos pediu (e levou) acesso a um trecho do arquivo da Vaza Jato. Graças a seu pedido, agora sabemos que houve perícia oficial que confirma que as conversas dele saíram, sim, de seu próprio telefone. Obrigado, Castor!”, declarou.

O jornalista aponta que essa é mais uma das comprovações de que as mensagens reveladas pelo Intercept no ano passado são verídicas. “Como se já não bastasse o caminhão de provas de autenticidade das conversas, agora uma perícia oficial custodiada na 10ª Vara Federal Criminal da SJDF acaba com qualquer dúvida. De hoje em diante, quem falar em ‘supostas conversas’ precisa provar que a perícia oficial é falsa”, apontou.

Demori acredita que a decisão pode gerar desdobramentos no processo. “Isso tudo tem desdobramentos gigantescos no caso, sobretudo no acesso ao material por outras partes interessadas. O ex-presidente Lula é um deles. Ele vem pedindo acesso, mas negam com insistência. Ao procurador da Lava Jato, deram”, escreveu.

Após a concessão do acesso, a defesa do ex-presidente entrou com novo pedido de obtenção dos arquivos da Operação Spoofing, na segunda-feira (3). “O Estado não pode negar ao Paciente o acesso a elementos que estão sob sua posse e que reforçam teses defensivas. O mesmo Estado que promove uma persecução penal contra o Paciente não pode negar à sua Defesa acesso a elementos que estão na sua esfera de disposição – inclusive, os compartilhando seletivamente em diversos procedimentos – e que reforçam uma atuação ilegal e motivada de procuradores da República”, afirmam os advogados.

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.