Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
06 de julho de 2019, 16h14

Pesquisa do mercado diz que 43% não veem excessos no que Vaza Jato revela sobre Moro e Dallagnol

Números mostram que 43% acredita que a Lava Jato não cometeu excessos, 33% acha que sim houve irregularidades e as decisões devem ser revisadas, e outros 15% reconhecem os excessos, mas consideram que valeu a pena. Os que preferiram não opinar foram 9%.

Dallagnol e Sergio Moro (Foto: Divulgação)

Uma pesquisa realizada pela consultora XP Investimentos, em parceria com o Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), e publicada neste sábado (6), tentou medir a opinião dos brasileiros com relação à Lava Jato, após quatro semanas de revelações feitas pelo portal The Intercept Brasil, mostrando o conluio entre o então juiz Sérgio Moro e a equipe de procuradores da Operação Lava Jato para conseguir efeitos jurídicos e políticos, especialmente contra o PT (Partido dos Trabalhadores) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Os números mostram que 43% dos entrevistados acredita que a Lava Jato não cometeu excessos no combate à corrupção. Já para 33% da população, a Lava Jato teve sim irregularidades, e algumas das suas decisões deveriam ser revisadas. Além disso, outros 15% reconhecem os excessos, mas consideram que o resultado produzido pela Operação valeu a pena. Os que preferiram não opinar foram 9%.

Outra questão levantada diz respeito à percepção das pessoas sobre os efeitos das revelações do The Intercept Brasil. Segundo a pesquisa, 51% acham que não haverá mudanças na opinão das pessoas a respeito da Operação Lava Jato. Outros 25% avaliam que mudará para pior, enquanto 14% pensam que mudará para melhor.

A pesquisa foi realizada entre 1 e 3 de julho, e sua margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum