Fórumcast, o podcast da Fórum
05 de julho de 2019, 08h39

Subprocurador do TCU quer apuração para saber se Coaf investiga Glenn Greenwald: “Ilegalidade””

Subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado pediu ao TCU apuração de “ocorrência de ilegalidades" afirmando que uma iniciativa do Coaf contra o editor do The Intercept Brasil seria “retaliação à divulgação das mensagens” na Vaza Jato e um “flagrante desvio de finalidade pública”

Reprodução/YouTube

O subprocurador-geral do Ministério Público no Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Rocha Furtado, pediu que o TCU investigue se o Coaf está realmente analisando as contas do jornalista Glenn Greenwald, editor do The Intercept Brasil. Ele considera que se isso estiver acontecendo se trata de uma “retaliação” e um “desvio de função”.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Segundo a jornalistas Mônica Bergamo, da Folha, Furtado enviou requerimento ao TCU pediu apuração de “ocorrência de ilegalidades” afirmando que uma iniciativa do Coaf nesse sentido seria “retaliação à divulgação das mensagens” na Vaza Jato e um “flagrante desvio de finalidade pública”.

A suposta investigação às contas de Glenn foi anunciada pelo site O Antagonista, que atua quase como um porta-voz da Lava Jato. A Polícia Federal não comentou o caso, que já recebeu rechaço de jornalistas do Brasil e do mundo. O editor do Intercept ainda disse que não vai se intimidar com o caso.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum