Fórumcast, o podcast da Fórum
12 de agosto de 2019, 15h01

Vaza Jato: Dallagnol “fingiu” que não sabia corrupção de Onyx Lorenzoni

Lobista das chamadas "10 Medidas contra a Corrupção", proposta pela Lava Jato, Onyx Lorenzoni foi listado entre políticos que teriam recebido propina, mas fato foi ignorado por Dallagnol, com quem dividiu mesas de debates sobre o tema na Câmara

Dallagnol e Onyx (Montagem)

Em diálogo da Vaza Jato revelado pelo site The Intercept no Twitter nesta segunda-feira (12), o procurador chefe da Lava Jato, Deltan Dallagnol, confirma que sabia desde antes de abril de 2017, do envolvimento do ex-deputado e atual ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), mas “fingiu” que não sabia.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Em diálogo no dia 11 de abril de 2017 com Fábio Oliveira, alçado por ele à direção do Instituto Mude, Dallagnol é indagado se sabia que Lorenzoni fazia parte da “lista do Fachin”, sobre políticos suspeitos de receber propina. Em tom sarcástico, o procurador responde que “já sabia”, mas fingia não saber.

“Vi… (já sabia, mas tinha que fingir que não sabia, o que foi, na verdade, bom rsrsrs)”, respondeu Dallagnol. Onyx era um dos lobistas da Lava Jato no Congresso para aprovação das chamadas “10 Medidas contra a Corrupção”.

Em agosto de 2016, Dallagnol participou ao lado do relator Onyx Lorenzoni de audiência na Comissão Especial sobre combate à corrupção na Câmara.

Em agosto, Dallagnol voltou à Câmara para novo evento promovido pela Comissão comandada por Onyx para falar sobre corrupção ao lado de Fábio Oliveira, do ex-juiz e atual ministro, Sergio Moro, e de, então “celebridades”, como Joice Hasselmann.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum