Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
07 de julho de 2019, 16h02

Vazamento da Lava Jato foi seletivo até com a Venezuela

Procuradores ajudaram a vazar informações sobre financiamento sobre a campanha de Maduro, mas se omitiram em dizer que também houve financiamento da Odebrecht para oposição

Reportagens do site The Intercept e da Folha de S. Paulo publicadas neste domingo (7) mostram que o ministro Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato vazaram informações sobre financiamentos de campanha pela Odebrecht para políticos na Venezuela. Somente a informação sobre os depósitos feitos para Nicolás Maduro foi divulgada, quando a oposição ao governo venezuelano também recebeu repasses da empresa brasileira.

De acordo com as mensagens contidas nas matérias, o grupo da Lava Jato sabia que o vazamento dessas informações era ilegal. Mesmo assim o fez, e de forma seletiva. O conteúdo foi dado a ex-procuradora-geral da Venezuela Luísa Ortega Díaz e ela publicou em seu blog vídeos mostrando o depoimento do ex-diretor da Odebrecht no país Euzenando Azevedo, onde ele diz ter repassado 35 milhões de dólares para a campanha eleitoral de Maduro.

Porém, em sua confissão, Azevedo também diz ter dado 15 milhões de dólares para a campanha do candidato da oposição, Henrique Capriles. Esta parte do depoimento não está nos vídeos expostos pela ex-procuradora venezuelana.

Os procuradores da Lava Jato sabiam que a revelação destes fatos poderia ocasionar uma convulsão nacional dentro da sociedade venezuelana, tendo até a possibilidade de guerra civil. Mesmo assim, se dispuseram a manipular a opinião pública do país vizinho como mostra as mensagens divulgadas pelo The Intercept e pela Folha de S. Paulo.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum