Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
09 de fevereiro de 2020, 09h14

Veja a íntegra do documento que prevê guerra com a França e ataque terrorista no Rock in Rio

Ministério da Defesa alega que documento “Cenários da Defesa 2040” não reflete a sua posição nem a da Escola Superior de Guerra

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Veja na íntegra o documento “Cenários da Defesa 2040”, onde a cúpula militar brasileira elenca como “ameaças” para os próximos 20 anos uma guerra contra a França pela Amazônia e até um ataque terrorista com coronavírus no Rock in Rio de 2039.

Veja o documento aqui: CENARIOS-MILITARES-DE-DEFESA-2020-2040-20-DEZ-2019-ESG

O documento é resultado de 500 entrevistas colhidas pelo Ministério da Defesa em 11 reuniões em comandos militares, organizadas pela Escola Superior de Guerra, no segundo semestre de 2019.

Embaixada da França

A Embaixada da França no Brasil publicou nota na tarde desta sexta-feira (7) criticando o documento elaborado pela a cúpula militar brasileira que elenca o país como uma das “ameaças” para os próximos 20 anos. A publicação chamou a atenção pelo grau conspiratório e delirante com que assuntos de defesa nacional eram abordados.

“Forças armadas de todos os países realizam frequentemente esse tipo de exercício de análise de cenários. Entretanto, nós saudamos a imaginação sem limites dos autores desse relatório”, diz a nota revelada pela Embaixada.

O próprio ministério da Defesa soltou nota sobre o assunto, onde diz que o documento “não reflete a posição da Escola Superior de Guerra ou do Ministério da Defesa”. Veja abaixo:

Nota do Ministério da Defesa

Brasília (DF), 07/02/2020 – O documento mencionado pela Folha não reflete a posição da Escola Superior de Guerra ou do Ministério da Defesa.

Trata-se de trabalho acadêmico, desenvolvido no âmbito de uma escola, que reflete a primeira fase de um estudo preparatório, sendo importante destacar que cenários prospectivos são ferramentas empregadas por qualquer corporação ou país de sucesso e que a liberdade acadêmica é um dos requisitos fundamentais para a excelência de qualquer instituição de ensino de nível superior, como a ESG.

Naturalmente, o referido trabalho carece de análise crítica por este Ministério, para a elaboração de eventuais cenários finais.

Por fim, destaca-se a importância atribuída por este Ministério da Defesa à parceria estratégica que o Brasil e a França assumiram  na área de Defesa, para o Século XXI.

Assessoria de Comunicação Social – Ascom
Ministério da Defesa

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum