Veneziano se descola de João Azevêdo e tenta emplacar como candidato de Lula na Paraíba

Ana Cláudia, esposa do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), entregou secretaria que ocupava no governo de Azevêdo (Cidadania) na Paraíba

O senador Veneziano Vital do Rêgo | Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

Ana Cláudia Vital do Rêgo, secretária estadual de Articulação e Desenvolvimento Municipal do governo da Paraíba, entregou seu cargo nesta quarta-feira (19) ao governador João Azevêdo (Cidadania). A renúncia da secretária faz parte de um movimento de distanciamento do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), esposo de Ana Cláudia, do governador.

Informações da assessoria da ex-secretária apontam que ela conversou pessoalmente com o governador sobre a demissão e agradeceu o período que esteve à frente da pasta. A expectativa é que ela se filie ao MDB para concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa.

A movimentação indica que Veneziano deve oficializar sua pré-candidatura ao governo estadual e concorrer contra Azevedo nas eleições de outubro. O senador articula o apoio do PT na empreitada e tem mantido conversas com o ex-governador Ricardo Coutinho (PT). PSB, PCdoB também poderiam se juntar ao senador.

PT quer palanque exclusivo para Lula na Paraíba

Apesar da articulação de Veneziano, que quer ser o candidato do ex-presidente Lula (PT), o PT ainda está dividido entre ele, Azevedo e a vice-governadora, Lígia Feliciano (PDT).

Segundo informações do Blog do Maurílio Júnior, Lígia está mais distante do partido no momento. O presidente do PT paraibano, Jackson Macêdo, e outros dirigentes locais não aceitam a proposta de "palanque duplo" da pré-candidata, que faria campanha de Lula e de Ciro Gomes (PDT). Os petistas querem que o candidato apoiado ao governo da Paraíba seja apenas pró-Lula.

Pesquisa do instituto Datavox divulgada pelo portal PBAgora em novembro mostra Lula com ampla vantagem na Paraíba. No levantamento, o ex-presidente possuía com 51,7%% das intenções de voto no estado, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com apenas 21,6%. Ciro aparecia apenas com 4,5% e Sergio Moro (Podemos), com 2,4%.

Com informações do Blog do Maurílio Júnior e do Paraíba Online