Sem verbas prometidas por Bolsonaro, Santas Casas e hospitais filantrópicos não encerram ano

Presidente prometeu há quatro meses liberar R$ 2 bilhões para os hospitais através de MP e até agora nada

Jair Bolsonaro em live | Reprodução/YouTube
Escrito en POLÍTICA el

A promessa do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) de editar uma medida provisória para liberar R$ 2 bilhões para Santas Casas e hospitais filantrópicos vai completar quatro meses na próxima semana sem ser cumprida.

O anúncio da liberação da verba foi feita em maio por Bolsonaro em reunião com a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB). A promessa foi confirmada pelo líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, na saída do encontro.

Representantes das Santas Casas dizem que sem o recurso não vão conseguir pagar as contas de 2021.

Mirocles Véras, presidente da CMB, vai na mesma linha e afirma: “não vamos conseguir encerrar este exercício de 2021 se não garantirmos estes recursos aos hospitais.”

Sem o recurso, a preocupação do setor aumenta com a proximidade de arcar com o 13º salário dos funcionários e com a pressão dos fornecedores.

As entidades continuam se reunindo e trocando ofícios com os ministérios da Saúde e da Economia. Alegam que a rede filantrópica tem 1,8 mil hospitais e sofre com defasagem no reajuste dos procedimentos da tabela do SUS.

Com informações da coluna de Lauro Jardim