Vereador bolsonarista, Dilemário Alencar dispara ataques racistas contra vereadora do PT

Edna Sampaio, vereadora do PT, registrou BO pelos ataques sofridos na Câmara de Cuiabá. Alencar comparou a vereadora com Karol Conká em alusão à rejeição da cantora durante o BBB

Dilemário Alencar e Edna Sampaio (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

A vereadora do PT de Mato Grosso, Edna Sampaio, registrou boletim de ocorrência após ter sofrido ataques racistas, na terça-feira (28), por parte do vereador bolsonarista Dilemário Alencar (Podemos-MT), durante sessão ordinária da Câmara de Cuiabá. O vereador utilizou de insultos racistas e uma comparação com a cantora Karol Conká por sua alta rejeição no programa Big Brother Brasil (BBB), da Rede Globo, para ofender a parlamentar petista.

A violência aconteceu após a vereadora ter votado contra a concessão do título de cidadã cuiabana à atual ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Edna Sampaio desaprova a política do governo de Jair Bolsonaro para a agricultura brasileira, na qual, segundo ela, deixa a agricultura familiar desassistida em favor do grande empresariado, incentivando a indústria de agrotóxicos e impactando severamente o meio ambiente.

Ao registrar o BO nesta quinta-feira (30), Edna disse que é função do parlamento acolher, aceitar posições diferentes e que o racismo impacta profundamente as pessoas negras, mesmo as que, como ela, estão “acostumadas a lidar com espaços racistas, com o racismo estrutural, que não aceita os corpos negros em posições que são consideradas indevidas, um não lugar”, salientou.

A vereadora do PT também enfatizou que o racismo age como elemento estrutural na sociedade e mencionou como exemplo o crime de racismo e homofobia de um supervisor contra o vendedor João Gabriel Guimarães Vieira em loja de calçados do centro de Cuiabá, onde ele foi alvo de piadas e brincadeiras racistas.

“A estrutura racial é o que impede que mais pessoas negras estejam no assento deste parlamento. É a primeira vez que uma mulher negra tem assento nesta casa, não posso minimizar atos de racismo cometidos contra mim”, finalizou.

Dilemário Alencar é bolsonarista convicto e participou dos atos antidemocráticos de 7 de setembro

Sim, este é mais um caso de ataque racista vindo de um bolsonarista com cargo público eleito pelo povo.

Dilemário Alencar é vereador de Cuiabá pelo Podemos, partido com taxa de 85% de alinhamento às medidas do governo Bolsonaro.

Em suas redes sociais Facebook e Instagram, Alencar deixa claro sua ideologia bolsonarista com postagens a favor do presidente Bolsonaro, críticas ao ex-presidente Lula, além de sua presença e apoio aos atos antidemocráticos de 7 de setembro.

Veja algumas das postagens do vereador bolsonarista Dilemário Alencar:

 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Dilemário Alencar (@dilemarioalencar)