Vereador bolsonarista reclama de lei contra fake news: “Sufoca a militância”

Dois filhos do presidente Jair Bolsonaro, Carlos e Eduardo, demonstraram preocupação com a notícia

O vereador Alexandre Aleluia (DEM), de Salvador (BA), usou as redes sociais na noite desta quarta-feira (6) para criticar um projeto de lei apresentado pelo governador Rui Costa (PT) que prevê multa para quem divulgar informações falsas sobre a pandemia do coronavírus.

“Rui Costa (PT) enviou um PL p a ALBA criando multa de 5 a 20 mil p ‘combater fake News’. Art. 2, I escancara o objetivo nefasto da lei de sufocar a militância conservadora ao considerar ‘produtor’ de fake News apenas o q n for ‘jornalístico’. Só vale agora o q o povo oficial fala”, escreveu o vereador.

O projeto apresentado (PL./23.864/2020) prevê multas nos valores citados pelo parlamentar para “quem divulgar, por meio impresso, televisivo, de radiodifusão ou eletrônico, informações falsas, sem procedência oficial, sobre epidemias, endemias e pandemias no Estado da Bahia, sem citar a fonte primária”.

O artigo segundo, citado por Aleluia, diz o seguinte: “Art. 2º – Não constituem ilícito administrativo: I – publicações jornalísticas devidamente assinadas por seus redatores em veículos de comunicação físicos ou digitais; II – compartilhamento de opinião pessoal, desde que evidenciado o caráter não-fático, e sim opinativo do texto”.

Não há qualquer menção à militância conservadora no texto, que garante a expressão da opinião pessoal.

Dois filhos do presidente Jair Bolsonaro compartilharam a mensagem de Aleluia. O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) republicou a mensagem, enquanto o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) compartilhou agregando o seguinte comentário: “Eles nem escondem a real intenção mais”.

Leia aqui a proposição do governo da Bahia na íntegra.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR