Vereador de MG pode ser cassado por comparar nazismo com “ideologia de gênero”; veja vídeo

Ele fez a comparação ao defender veto de Romeu Zema a projeto que pune empresas que atentem contra direitos em razão da identidade de gênero ou orientação sexual

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O vereador de Poços de Caldas, Claudiney Marques (PSDB), pode ser cassado após comparar o regime nazista e fascista com o que ele chamou de “ideologia de gênero”, durante a sessão ordinária desta terça-feira (21).

Marques fez a comparação durante a defesa de seu voto referente à moção que debatia o veto do governador Romeu Zema (NOVO) ao Projeto de Lei 24909/21 aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Alemg). O projeto dispõe da punição a empresas que coajam ou atentem contra os direitos de alguém em razão da expressão ou identidade de gênero além da orientação sexual.

“Mesmo aquelas ideologias como nazismo e fascismo, que fizeram tão mal para a sociedade, não foram tão nocivas como esta. Pelo menos aquelas o tanque vinha em sua direção, soldados com armas para ti liquidar e você via. Esta come pelas beiradas e vai destruindo. Eu me pergunto se as pessoas sabem o que é ideologia de gênero. Eu acho que os deputados não sabem o que é ideologia de gênero. Este canto da sereia vai destruir a família e não é questão de conservadorismo e sim uma questão de família”, disse o vereador.

Por conta da fala do vereador, os partidos Avante, PC do B, PSB e Solidariedade protocolaram na Câmara Municipal, no Ministério Público de Minas Gerais, na Polícia Federal e no PSDB Nacional pedido de apuração pela prática de conduta delituosa, por apologia aos sistemas nazista e fascista, por parte do vereador Claudiney Marques. Os partidos pedem pela cassação do mandato baseado na quebra do decoro parlamentar e conduta pública.

O parlamentar afirmou ao jornal Onda Poços que não fez apologia ao nazismo e fascismo, mas sim uma comparação referencial, exercendo a liberdade de pensamento durante a sessão. Ainda segundo Claudiney, serão tomadas providências judiciais contra os partidos que o acusaram.

https://twitter.com/danthebelo/status/1440887974779133953

Com informações do jornal Onda Poços