Fórumcast, o podcast da Fórum
01 de agosto de 2019, 16h08

Vereador do PSL de BH, aliado de primeira hora de Bolsonaro, é cassado por unanimidade pela Câmara Municipal

Bolsonarista foi o primeiro vereador da história da Câmara de Belo Horizonte a ser cassado por seus pares; ele é acusado de participar de esquema de "rachadinhas"

Foto: Karoline Barreto/CMBH

O vereador Cláudio Duarte (PSL-MG)  foi o primeiro parlamentar da história de Belo Horizonte a ter seu mandato cassado na Câmara de Vereadores da cidade. A decisão desta quinta-feira (1) veio ainda de forma unânime por denúncias de práticas de “rachadinhas” por parte do aliado de Bolsonaro e seu chefe de gabinete, Luiz Carlos de Souza Cordeiro.

Todos os 37 parlamentares paresentes (houve duas ausências) votaram a favor do processo de quebra de decoro parlamentar apresentado pelo advogado Mariel Márley Marra contra o bolsonarista, que é acusado de se beneficiar com aproximadamente R$ 1 milhão com o esquema de divisão dos salários dos funcionários, as chamadas “rachadinhas”.

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Ameaças

A votação apresentou um clima tenso, marcado por ameaças sofridas pelos vereadores Jair Di Gregório (PP) e Nely Aquino (PRTB), desafetos de Duarte, para que não votassem contra o vereador do PSL. Aquino é a presidente da Câmara ficou duramente abalada com ameaças contra seu filho de 6 anos. Segundo Ronny Rinco, esposo da parlamentar, “a pessoa disse que tem mais de 50 filmagens dele saindo da escolinha”.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum