Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
06 de novembro de 2019, 15h20

Vereador do Rio se recusa a ser número 24 em lista de votação sobre Linha Amarela

Devido a sua masculinidade frágil, Marcelino D'Almeida (PP) foi advertido pelo presidente da Câmara e votou apenas na segunda chamada

Marcelino D'Almeida (Reprodução)

Durante votação nominal na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro sobre a encampação da Linha Amarela pela prefeitura do Rio, via expressa que liga as zonas oeste e norte, o vereador Marcelino D’Almeida (PP) se recusou a proferir o seu voto por corresponder ao número 24 na lista de votação. No jogo do bicho, o número é representado pelo veado, o que se tornou motivo de brincadeira preconceituosa e homofóbica entre homens.

Ao ouvir seu nome sendo chamado na lista de votação, Marcelino permaneceu em pé em silêncio, enquanto demais colegas reagiam com risos e vaias ao fundo. Em seguida, foi advertido e pressionado pelo presidente da Câmara, Jorge Felippe, de que deveria votar em segunda chamada, e assim o fez.

A encampação foi aprovada por 47 votos em sessão extraordinária. A pedido do presidente da Câmara, a proposta foi dispensada da análise da redação final. Com isso, o projeto já aprovado foi levado ao prefeito antes do fim da tarde.

A disputa entre a administração municipal da Linha Amarela e a Lamsa, que tem a concessão da via até 2037, é antiga. O município já mandou liberar a cobrança do pedágio em um dos sentidos da via em três oportunidades. Todas as iniciativas foram derrubadas na Justiça.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum