Fórumcast #20
25 de março de 2018, 11h33

Vereador do RS será investigado após chamar Agnaldo Timóteo de “macaco gordo”

A declaração do vereador de Elario Carlos Jahn (PMDB), da cidade de Parobé, se deu como resposta a um vídeo divulgado por Agnaldo Timóteo em que o cantor chama sulistas de "miseráveis", "ingratos" e "elitistas" por atacarem o ex-presidente Lula

A Câmara dos Vereadores de Parobé, cidade a 80 km de Porto Alegre (RS), instaurou na última quinta-feira (22) uma Comissão de Ética para apurar possível quebra de decoro parlamentar do vereador Elario Carlos Jahn (PMDB). Na terça-feira (20), em discurso proferido no plenário, Jahn chamou o cantor Agnaldo Timóteo de “macaco gordo”. Sua fala se deu como resposta a um vídeo divulgado pelo cantor em que diz que sulistas são “miseráveis”, “ingratos” e “elitistas” por atacarem o ex-presidente Lula.

“Não podia deixar de comentar. Aquele macaco gordo do Agnaldo Timóteo que bateu em nós, gaúchos. A gente não pode levar laço dum cara, né? Se ele vier a Parobé, quiser fazer um showzinho, nem de helicóptero ele não sai. Pode ter certeza”, afirmou o emedebista.

Antes da declaração de Elario, no entanto, Agnaldo Timóteo já havia divulgado um novo vídeo se retratando com os sulistas. “Estou aqui para me retratar da minha conduta irresponsável, babaca, grosseira relacionada aos povos do Sul. Não tinha e não tenho nenhum direito de ser desrespeitoso com meus concidadãos brasileiros. Evidentemente que a minha reação grosseira partiu de muitas agressões que recebi”.

Veja também:  Perfil de Lula dá invertida no Jornal Nacional com matéria da BBC no caso Amazônia

Em nota enviada ao portal G1, o vereador também pediu desculpas: “Quero aqui me retratar com toda a comunidade negra, e deixar claro que de maneira alguma tive o intuito de ofender ou descriminar alguém, tenho grandes amigos nesta comunidade”.

O vídeo que registrou o vereador chamando Agnaldo Timóteo de “macaco gordo” foi retirado dos canais da Câmara dos Vereadores da cidade por conter mensagens impróprias. Já o vídeo em que o cantor sai em defesa de Lula e chama os sulistas de “ingratos” continua circulando nas redes sociais.

Assista.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum