Vereadores do Rio abrem processo de impeachment contra Crivella

A denúncia é de suposto crime de responsabilidade no caso da renovação de contratos de mobiliários urbanos em dezembro de 2018

Foto: Reprodução/Twitter Câmara Oficial
Escrito en POLÍTICA el
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta terça-feira (2), a abertura do processo de impeachment do prefeito Marcelo Crivella (PRB). No total, 35 vereadores votaram pela admissibilidade do processo, contra 14 contrários. Um vereador se absteve. Jorge Felippe (MDB), presidente da Câmara, se declarou impedido, por ser o primeiro na linha sucessória no caso de o afastamento do prefeito ser aprovado. Era necessária somente a maioria simples para a confirmação do processo.

O pedido de impeachment é de autoria de Fernando Lyra Reys, fiscal da Secretaria de Fazenda. A denúncia é de suposto crime de responsabilidade no caso da renovação de contratos de mobiliários urbanos em dezembro de 2018.

Defesa

Crivella terá dez dias para apresentar a defesa, depois da publicação no Diário Oficial e a comissão tem até 90 dias para apresentar um relatório sobre o caso.

Em seguida, o documento será encaminhado ao plenário da Câmara para votação. Para ser aprovado, necessita do voto de dois terços dos vereadores.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.