Vetos de Bolsonaro são para se proteger dos próprios crimes, diz Rogério Carvalho sobre Lei do Estado Democrático

Para Rogério Carvalho, relator da proposta no Senado, Congresso deve derrubar vetos de Bolsonaro no projeto que enterra Lei de Segurança Nacional: "Temos chances reais de derrotar o autoritarismo do Bolsonaro".

Rogério Carvalho (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Escrito en POLÍTICA el

Os vetos de Jair Bolsonaro (Sem partido) a dispositivos da Lei do Estado Democrático de Direito visam protegê-lo dos próprio crimes que cometeu e ainda está cometendo.

Leia também: Bolsonaro sanciona Lei do Estado Democrático, mas veta artigo que criminaliza fake news

Essa é a posição do senador Rogério Carvalho (PT-SE), que foi relator do projeto proposto na Câmara pelo colega Paulo Teixeira (PT-SP) que foi aprovado pelas duas casas legislativa, mas sancionado com diversos vetos por Bolsonaro, entre eles o artigo sobre comunicação enganosa que criminaliza as fake news.

"Bolsonaro se utiliza dos vetos à Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito para se proteger dos próprios crimes. A comunicação enganosa em massa produziu nesta pandemia a desinformação e levou milhares de brasileiros à morte. Para além disso, a eleição do Bolsonaro é fruto dessa estratégia que contamina e destrói a nossa democracia", afirmou o senador à Fórum.

Carvalho diz ainda que o veto integral de Bolsonaro ao Capítulo V, que dispõe sobre acrimes contra a cidadania" e impede o uso da polícia e de agentes de estado para repressão de atos políticos, se deu por "medo".

"O medo do Bolsonaro é que o povo brasileiro já entendeu que ele é promotor do caos social. E a consequência natural, serão mobilizações em massa nas ruas após a pandemia. Bolsonaro tenta se blindar da própria nação", diz.

Para Rogério Carvalho, os vetos de Bolsonaro devem ser derrubados pelo Senado, já que o projeto foi aprovado por meio de um "amplo entendimento das casas legislativas".

"Não há democracia sem a livre manifestação nem com mentiras. A aprovação deste projeto foi fruto de amplo entendimento das casas legislativas de que há um risco crescente às instituições democráticas e ao próprio exercício da democracia. Por isso, estou convencido de que haverá uma reação aos vetos presidenciais, e temos chances reais de derrotar o autoritarismo do Bolsonaro".