Viagem de Lula à Europa faz ex-presidente ser aclamado nas redes, mostra pesquisa

Levantamento da agência .MAP reforça sucesso da viagem de Lula à Europa nas rede sociais

Foto: Marcelo Prest/Revista Fórum
Escrito en POLÍTICA el

Na noite desta segunda-feira (22) foi divulgado mais um levantamento que mostra que a viagem do ex-presidente Lula à Europa fez o ex-mandatário dominar o debate público nas redes.

Segundo levantamento da agência .MAP, Lula conquistou 80% de aprovação da opinião pública não militante nas redes sociais na última semana. O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, registrou apenas 27% de aprovação no período. Os números foram revelados pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Esta é, pelo menos, a terceira pesquisa que aponta que a viagem de Lula à Europa fez o ex-presidente se destacar nas redes.

Pesquisa Modalmais/AP Exata divulgada na sexta-feira (19) mostrou que o ex-presidente superou Bolsonaro e dominou o Twitter. Segundo o levantamento, 40,7% das menções a presidenciáveis feitas na rede social ao longo desta semana foram relacionadas ao petista, enquanto Bolsonaro registrou índice de 38,2%.

Ranking da Consultoria Quaest desta segunda-feira (22) reforçou essa posição. Lula ficou à frente de Bolsonaro na segunda-feira (15), quando discursou no Parlamento Europeu, enquanto o atual presidente mentia em encontro com investidores em Dubai. No balanço mais recente do IPD (Índice de Popularidade Digital), o ex-presidente chegou ao top com 1,87 ponto de vantagem e na terça-feira (16), tinha 63,9 pontos, contra 57,9 do rival.

Sucesso na Europa: Lula vira capa do El País

Além da ampla aprovação nas redes, o sucesso de Lula na Europa se refletiu na mídia europeia. O jornal espanhol El País colocou o Lula na capa de sua edição de domingo. O ex-presidente concedeu uma entrevista sobre o cenário brasileiro e comentou sobre as responsabilidade de uma possível nova candidatura. Confira aqui.

Lula se encontrou com presidentes e lideranças europeias

A viagem do ex-presidente se tornou um dos principais assuntos políticos da última semana. Lula tem mostrado que ainda possui forte prestígio internacional e, inevitavelmente, suas agendas com importantes lideranças políticas têm sido comparadas com o isolamento de Bolsonaro no mundo, especialmente na União Europeia.

Um encontro com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, no Palácio de Moncloa encerrou a viagem de Lula à Europa. Esse foi um dos pontos altos da viagem, assim como o encontro com Emmanuel Macron, presidente da França. O ex-presidente brasileiro foi recebido com pompa pelo mandatário francês, com direito a honrarias e marcha da Garde Républicaine, protocolo típico utilizado para receber chefes de Estado

Em sua passagem pelo Velho Continente, Lula teve mais encontros com lideranças políticas do que Bolsonaro teve, por exemplo, durante toda a sua passagem por Nova York para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), ocasião em que, para muitos, o presidente passou vergonha. O ex-mandatário, durante as agendas, não economizou críticas ao governo, denunciando o negacionismo do titular do Planalto no âmbito da pandemia, a volta da fome no Brasil e a antipolítica ambiental do chefe do Executivo.

O petista, logo nos primeiros dias de viagem, se reuniu e arrancou elogios do provável futuro chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, discursou e foi aplaudido de pé no Parlamento Europeu, tendo se reunido ainda com a vice-presidente da casa legislativa. Ele teve uma recepção calorosa na França, onde foi agraciado com o prêmio Coragem Política, da revista Politique Internationale, e também almoçou com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.