Fórumcast, o podcast da Fórum
01 de outubro de 2019, 23h57

Vice-presidenta do Peru, que havia assumido o comando do país, renuncia ao cargo

Objetivo da então vice-presidenta Mercedes Aráoz, nomeada como presidenta do país após Vizcarra dissolver o Congresso, é que, com a entrega de seu cargo, sejam convocadas novas eleições

A vice-presidenta peruana Mercedes Araóz e o presidente Martín Vizcarra (Foto: Reprodução/Presidência do Peru)

A vice-presidenta do Peru, Mercedes Araóz, que na manhã desta terça-feira (1) havia aceitado do Congresso – de maioria oposicionista – um mandato para assumir interinamente o comando do país, renunciou ao cargo, pouco antes das primeiras horas de quarta-feira (2), pelo horário de Brasília, com o objetivo de que sejam convocadas novas eleições.

Na segunda-feira (1), o presidente eleito,  Martín Vizcarra, dissolveu o Congresso e convocou novas eleições.  A atitude veio como resposta aos parlamentares fujimoristas, que rejeitaram moção de confiança levantada por ele, nomearem ministros suspeitos para o Supremo e se negarem a antecipar das eleições gerais para 2020. Partidos de esquerda do Peru apoiaram a medida, enquanto congressistas alinhados com Keiko Fujimori  declararam vacância na presidência.

Em uma sessão que contou com a presença de apenas 86 dos 130 parlamentares, o Congresso aprovou a suspensão temporária de Vizcarra por “incapacidade moral” e nomeou como presidenta interina a vice Mercedes Aráoz. Vizcarra, porém, ignorou a decisão da vice e não saiu do palácio de governo. Logo depois, as Forças Armadas e a Polícia Nacional do Peru soltaram comunicados reconhecendo somente Vizcarra como presidente.

Pelo Twitter, Aráoz publicou uma carta em que anuncia sua renúncia ao cargo que havia assumido pela manhã. Confira.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum