Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
19 de fevereiro de 2020, 09h23

Vida do Cacique Babau está nas mãos de Moro, diz deputado petista

Liderança indígena da Bahia recebeu informações sobre um plano de assassinato contra ele e seus familiares

O deputado federal Afonso Florence (PT-BA) denunciou a decisão do Ministério da Justiça de devolver processo de declaração de posse da terra indígena Tupinambá de Olivença à FUNAI. Com isso, segundo o parlamentar, Sergio Moro está colocando em risco a vida do Cacique Babau e de seus familiares.

“A vida do Cacique Babau está agora na mão do ministro Moro. Ele é o responsável por qualquer ataque, qualquer dano à sua segurança física, dos seus familiares e dos índios Tupinambá”, declarou Florence.

O Cacique Babau tem liderado a luta pela demarcação da terra Indígena Tupinambá, de 47 mil hectares, situada entre os municípios de Una, Ilhéus e Buerarema, na Bahia.

A área já foi identificada e delimitada pela Funai há dez anos. O processo estava parado desde 2016, até o dia 30 de dezembro do ano passado, quando o Ministério da Justiça, através de ofício, decidiu por devolver o processo para a Funai.

Ameaçado, o Cacique Tupinambá da Serra do Padeiro pediu proteção ao Ministério Público Federal e ao Governo da Bahia, após receber informações sobre um plano de assassinato contra ele e seus familiares. No entanto, ele ainda não foi atendido.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags