Bolsonaro defende filiação ao Centrão: “Vou para onde?”; veja vídeo

Presidente, que já chegou a afirmar que o grupo era "o que há de pior no Brasil", confirmou a entrada no PL, de Valdemar Costa Neto

Jair Bolsonaro | Foto: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

Após ter criticado diversas vezes o Centrão, o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) defendeu, nesta terça-feira (9), sua filiação ao Partido Liberal (PL), de Valdemar Costa Neto, que, inclusive, chegou a ser preso acusado de corrupção.

Em entrevista ao site Cidade Online, Bolsonaro mostrou uma manchete de um jornal que associa a sigla ao Centrão e questionou: "Se você tirar o Centrão, tem a esquerda, para onde é que eu vou?". Ele justificou, ainda, que precisa de um partido se quiser disputar as eleições do ano que vem.

Bolsonaro está sem sigla há dois anos, quando rompeu com o PSL, pelo qual se elegeu. Ele tentou criar o Aliança pelo Brasil, mas não conseguiu o número de assinaturas necessárias. "O pessoal critica: 'Ah, o cara tá conversando com o Centrão'. Quer que eu converse com o PSOL, PCdoB, que não é Centrão?", continuou o presidente.

“São 513 deputados e 81 senadores. Essa é minha lagoa, esses são os peixes na minha lagoa que tenho que convencer a votar nas minhas propostas. Quando se fala em Centrão, fui do PP por 20 anos. Essa é a política brasileira, são as condições do campo que você vai ter que entrar para jogar”, disse.

https://twitter.com/desmentindobozo/status/1458069176355065858?s=20

A campanha de Bolsonaro em 2018 foi feita com duras críticas ao Centrão. Em 27 de maio de 2018, o presidente disse que a palavra era o mesmo que um “palavrão”.

Além disso, afirmou que o grupo foi “satanizado” e que os deputados deveriam atuar para se desvincular “disso daí”. Quando oficializou sua candidatura à Presidência, em 22 de julho de 2018, Bolsonaro disse que o Centro era “o que há de pior no Brasil”.

Em agosto de 2018, em programa eleitoral, ele voltou a criticar o grupo. “De 1 lado o Centrão, com essa gente que você muito conhece. De outro, a esquerda, que teima em voltar ao poder. Juntos, têm todo o tempo de televisão e de rádio, bem como quase R$ 1,7 bilhão para investir em campanha”, disse na época.

Bolsonaro diz que está 99% fechado com o PL

Bolsonaro confirmou nesta segunda-feira (8) que está "99% fechado" com o PL para disputar as eleições de 2022. Além do Partido Liberal, o PP do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve estar na chapa do mandatário. “Está 99% fechado. A chance de dar errado é quase zero. Está tudo certo”, disse Bolsonaro durante entrevista à CNN Brasil.

O presidente revelou que na quarta-feira irá se reunir com o presidente do PL, o ex-deputado Valdemar Costa Neto, para acertar os últimos detalhes. A filiação deve ocorrer no dia 22 de novembro.

O acerto de Bolsonaro com o PL passa também pelo PP, de Lira. A legenda, que teve Bolsonaro como deputado por um longo período, deve ocupar a vice-presidência nas eleições de 2022. Os partidos chegaram a cogitar uma federação partidária para lançar o mandatário.