VÍDEO: Bolsonaro manipula números e mente sobre crescimento do PIB

O presidente disse que o Brasil cresceu 9% entre 2020 e 2021

Em entrevista concedida nesta quarta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro mentiu sobre o percentual de crescimento do país durante seu governo. O mandatário manipulou dados de 2020 e 2021 para fazer uma afirmação falsa.

“Alguns projetam um crescimento de 5% positivo esse ano… Se 5% é positivo e o ano passado foi 4% negativo, crescemos 9%. É um milagre. É uma coisa inacreditável”, disse o presidente em entrevista à Jovem Pan.

A conta não faz sentido. Se o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil teve um índice negativo de 4,1% em 2020 e a projeção é de 5% de crescimento em 2021, no acumulado fica menos de 1%. Esse número é bem distante dos sonhados 9% de Bolsonaro.

“Nós vencemos o ano passado, estamos vencendo esse”, disse ainda Bolsonaro na entrevista.

Assista:

Com informações do Estado de S. Paulo e do Brasil 247

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e latino-americanista convicto, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum América Latina

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR