VÍDEO: Em tom de ameaça, deputado bolsonarista diz que "quem manda é o dono do fuzil" e fala em tanque no STF

"O fuzil atira, a caneta não atira. A vida funciona assim, sempre funcionou", disse Marcio Labre, sem nem tentar disfarçar a retórica golpista com uma suposta "constitucionalidade"

Reprodução/Facebook
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Marcio Labre (PSL-RJ) confrontou o Supremo Tribunal Federal e afirmou que as Forças Armadas estão garantindo a democracia durante uma entrevista realizada na noite de segunda-feira (15). O parlamentar ameaçou os ministros do Supremo dizendo que eles podem ser destituídos por uma "Corte Militar" se decidirem "pagar pra ver".

"Quem está garantindo a democracia são as Forças Armadas, que estão tentando dar uma oportunidade desse país se resolver internamente institucionalmente. Os generais de quatro estrelas devem estar dando mais algumas oportunidades, deixando claro que quem manda no jogo é o dono do fuzil, não é a caneta do Sr. Fux, nem do Sr. Toffoli, nem do Sr. Lewandowski, nem do Sr. Gilmar Mendes.", afirmou Labre em entrevista ao canal Vista Pátria.

A fala do deputado acontece dias depois do ministro Luiz Fux, do STF, esclarecer que a interpretação correta da Constituição e da lei que disciplina as Forças Armadas não permite intervenção militar sobre o Legislativo, o Judiciário ou o Executivo nem dá às FA a atribuição de poder moderador.  Bolsonaristas alegam, de forma equivocada ou desonesta, que o artigo 142 da Constituição prevê a intervenção militar.

Sem apelar para uma possível constitucionalidade, Labre partiu para a ameaça contra os magistrados. "Com um único movimento de tanque na sala dos senhores, os senhores saem algemados e destituídos. Podem perder, no instante de um segundo, a condição e o status que os senhores tem. E não adianta chorar com a França, Itália, Alemanha, Suiça. Se as Forças Armadas decidirem que os senhores estão destituídos, os senhores estarão", declarou.

"O fuzil atira, a caneta não atira. A vida funciona assim, sempre funcionou. Se plantam uma Corte Militar e começa a botar ordem até o país se pacificar. Se os senhores querem levar para esse nível, é só pagar pra ver", completou.

https://twitter.com/joicehasselmann/status/1272937045900607493
https://twitter.com/marciolabre/status/1272690025239633920