Vídeo: Lula diz que se Bolsonaro quiser tirar proveito do Bolsa Família, “tem que aumentar”

“O que eu quero, na verdade, é que o povo brasileiro possa voltar a tomar café, almoçar e jantar todo dia”, declarou o ex-presidente, em entrevista à Rádio Bandeirantes

Foto: Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula denunciou, novamente, o aumento da fome no Brasil, durante o governo de Jair Bolsonaro, e deu um conselho ao atual chefe do Executivo, em relação ao programa Bolsa Família, programa de renda para famílias pobres criado em seu governo, que tirou milhões de brasileiros da linha da miséria.

“Se o presidente Bolsonaro acha que é possível tirar proveito político disso, aumentando, ele tem que aumentar mesmo. É preciso aumentar. É preciso criar, concomitantemente, auxílio emergencial enquanto perdurar a crise. Ou seja, o que eu quero, na verdade, é que o povo brasileiro possa voltar a tomar café, almoçar e jantar todo dia”, disse Lula, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

O ex-presidente fez, ainda, uma fervorosa defesa do Bolsa Família, que virou exemplo de programa social, segundo a ONU, e fez com que o Brasil, enfim, saísse do Mapa da Fome da entidade pela primeira vez na história, em 2014, durante mandato de Dilma Rousseff (PT).

“O Bolsa Família foi um programa para que perdurasse enquanto a gente fosse encontrando um meio de desenvolver o Brasil, em que a gente pudesse colocar todo mundo no mercado de trabalho e, quem sabe um dia, você não precisasse mais do Bolsa Família”, destacou Lula.

Exemplo

“O dado concreto é que o programa foi um sucesso extraordinário, possivelmente tenha sido o programa mais exitoso adotado pela ONU em vários países do mundo. Eu fiquei muito feliz quando a ONU anunciou que o Brasil tinha saído do Mapa da Fome, porque nós tínhamos resolvido o problema. Não apenas com o Bolsa Família. O programa fazia parte de um conjunto de políticas públicas, inclusive com condicionantes, ou seja, para as pessoas receberem o Bolsa Família, as crianças tinham que estar na escola, se a mulher estivesse grávida, ela tinha que fazer todos os exames. Isso permitiu que a gente consolidasse como um programa exemplar adotado pela ONU”, acrescentou o ex-presidente.

Assista ao vídeo:

https://twitter.com/LulaOficial/status/1416446412200497153