Voto impresso enterrado, Bolsonaro derrotado: confira como votou cada parlamentar

PT, PSOL, PCdoB e Rede foram os únicos partidos que votaram integralmente contra a proposta; Aécio Neves (PSDB), que pediu auditoria das urnas em 2014, foi o único a se abster; saiba mais

Foto: Liderança da Minoria na Câmara/Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

A PEC do voto impresso (PEC 135/2019), de autoria da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), foi rejeitada pelo plenário da Câmara nesta terça-feira (10).

Ao todo, foram 218 votos contrários e apenas 229 favoráveis – era preciso um mínimo de 308 votos a favor para a aprovação da proposta. Mais de 60 deputados não votaram.

Orientaram voto contra o texto PT, PL, PSD, MDB, PSDB, PSB, DEM, PDT, Solidariedade, PSOL, Avante, PCdoB, Cidadania, PV e Rede. Apenas PSL, Republicanos e Podemos orientaram a favor. Já o PP, que ganhou o Ministério da Casa Civil, liberou a bancada, assim como PSC, PROS, PTB, Novo e Patriota.

Apenas PT, PSOL, PCdoB e Rede foram integralmente contra.

Votos

Demanda do presidente Jair Bolsonaro, que insiste no voto impresso sob a alegação de que há fraude nas urnas, no âmbito de uma narrativa golpista para não reconhecer o resultado caso perca o próximo pleito, a proposta recebeu votos não só da direita, mas de alguns deputados de partidos considerados progressistas.

Seis deputados do PDT, por exemplo, votaram pela implantação do voto impresso. Já o PSB tem em suas fileiras 11 parlamentares que foram favoráveis à proposta.

Há também o movimento contrário. Entre os deputados do Republicanos, partido que atualmente abriga boa parte do bolsonarismo, três deputados votaram contra o texto. O PSL, partido da autora da proposta, Bia Kicis, por sua vez, viu seis parlamentares de sua bancada se posicionarem contra o projeto da correligionária.

O PP, partido de Lira e que está no governo Bolsonaro com a Casa Civil, foi o responsável por 13 votos contra o voto impresso.

A única abstenção foi de Aécio Neves (PSDB-MG), que em 2014 pediu auditoria das urnas após ser derrotado por Dilma Rousseff na eleição para a presidência.

Confira o relatório completo da votação